domingo, janeiro 27, 2013

Funções Químicas

Nesta aula do grupo VESTIBULAR 1 existe um trabalho maravilhoso que recomendo tanto para professores como para os alunos. A abordagem das Funções químicas está bem clara e de fácil compreensão, envolvendo as teorias de Arrhenius, Bronsted, Lowry e Lewis. Não se esqueçam de que as Ciências em geral estão sempre em trasformação e aprimoramento de seus conceitos e teorias. Quando uma teoria não cabe mais dentro de uma determinada descoberta, logo vem uma nova teoria para explicar aquele fenômeno. Graças a Deus que é assim, não é verdade, pois o que seria de nós se não houvesse isto, não teríamos os avanços tecnológicos e muito menos na medicina.
Dentro dos próprios conceitos de química, que são inúmeros, vocês irão perceber que uma determinada teoria de ácido e base se aplica melhor para explicar um fenômeno, já outra não, por exemplo, em química orgânica, a teoria que melhor se aplica, uma hora é a de Bronsted-Lowry e já na outra a de Lewis.
O filme mostra com detalhes as funções ácido, base, hidretos, óxidos e sais e suas respectivas classificações, nomenclatura e tipos de reações, e ainda conta com uma série de exercícios de fixação.
O pessoal do VESTIBULAR 1 está de parabéns pelo belíssimo trabalho.
Aproveitem ao máximo e Bons estudos!



 

 

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Velocidade das Reações - Cinética

Nesta aula de Velocidade das Reações Químicas, abordamos novamente os conceitos do tópico Cinética. aqui aprenderemos a influência nas transformações físicas e químicas nos estados físicos da matéria. Mecanismos de reações. transformações endotérmicas e exotérmicas, os fatores que influenciam nas velocidades de reações e como calcular estas velocidades, que são importantes no entendimento de diferentes acontecimentos de nosso cotidiano e na prática industrial.
Também aqui na aula é sugerido um experimento simples de entendimento feito pelo pessoal do Ponto Ciência, do qual sou fã. Os profissionais realizam um belíssimo trabalho já há alguns anos e recomendo o link.
Bons estudos!


TERMOQUÍMICA

Nesta aula iremos ver as transformações físico-químicas de variação da energia, a termoquímica. Fontes de energia, diferença entre calor e temperatura, as unidades de medida de calor e temperatura. e a famigerada caloria das eternas dietas. Bons estudos!


Modelos Atômicos

Neste primeiro trabalho iremos apresentar um breve resumo da história de evolução dos modelos atômicos. Bons estudos!
 

Nesta segunda aula uma aplicação do modelo de Rutherford e Bohr, através dos fogos de artifícios


Agora é só praticar os conceitos neste excelente experimento virtual sobre o salto quãntico de luz, através dos fogos de artifícios.
É só seguir link:
http://www.medio.com.br/software/nrqpv047/nrqpv047.swf



quinta-feira, janeiro 10, 2013

A Lagartixa e o Homem Aranha

O grupo Condigital faz um excelente trabalho e mostra de forma simples como a química está inserida no nosso cotidiano
A lagartixa e o homem Aranha fala das interações intermoleculares e suas relações com a solubilidade. Vale a pena assistir!

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/software/objetos/T1-07/T1-07-sw-a2/Condigital.html

Aqui vai o link principal do Condigital para você explorar e aprender brincando.
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/software/index.html

Tabela Periódica


Nesta aula iremos desvendar o misterioso mundo do alfabeto dos químicos, que é a tabela periódica. Espero que aproveitem as explicações. Bons estudos!!!

Solubilidade e Soluções

Para a aula de solubilidade e tipos de soluções sugiro os dois links abaixo
É só seguir os links e bons estudos!
 
1- SOLUBILIDADE:
http://www.youtube.com/watch?v=e-aGUs8JlW8

2-SOLUÇÕES:
http://www.youtube.com/watch?v=cXNb9o8bMtk

Transformações Físicas da Matéria



Nesta aula iremos: Compreender códigos e linguagens nas transformações físicas da matéria. Diferenciar por propriedades específicas, as substâncias puras de misturas. Interpretar dados e variáveis das transformações físico-químicas da matéria. Reconhecer os métodos de separação das misturas. Dentro da apresentação são sugeridos três links:

1- CICLO HIDROLÓGICO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/21500/ciclo_da_agua.swf

2- EXERCÍCIO INTERATIVO-CICLO DA ÁGUA:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf

3- DESTILAÇÃO:
http://www.youtube.com/watch?v=_8jy6FWSBdw

Bons estudos!

Fantástico - Mundos Invisíveis - Fantásticos



Esta série de filmes que se encontram no you tube foram exibidos no fantástico. É um trabalho maravilhoso que aborda diferentes áreas multidisciplinarmente. Vale a pena assistir até para tirar dúvidas nas aulas de química, física, biologia e matemática. Bons estudos!

Fenômenos Físicos e Químicos da Matéria



Nesta primeira aula iremos aprender a: Distinguir diferentes sistemas materiais Relacionar matéria e energia Diferenciar estados físicos da matéria naturais e artificiais Reconhecer os diferentes estados físicos da matéria. Distinguir os diferentes componentes químicos e fases da matéria. Bons estudos!



Na segunda aula iremos aprender a: Diferenciar os fenômeno naturais, artificiais, físicos e químicos Distinguir a diferença entre misturar e reagir Diferenciar por propriedades específicas, as substâncias puras de misturas. Aproveite!