segunda-feira, julho 10, 2006



A PEDRA FILOSOFAL DE HARRY POTTER
V.I.T.R.I.O.L.

Harry Potter e a Pedra Filosofal é a adaptação cinematográfica do primeiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling. Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora num armário, embaixo da escada, na casa de seus tios. Tudo muda quando recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é um bruxo.

E A PEDRA FILOSOFAL?
A pedra filosofal e obtenção do milagroso elixir da vida resultaria na cura de todos os males humanos, tanto os orgânicos como os de caráter material.
A transmutação dos metais no metal imperecível e puro - o ouro - e a obtenção do elixir para curar o maior dos males (a morte), constituiriam a realização máxima da alquimia, sua Grande Obra.

A REAL OBRA ALQUIMISTA
Formada pelas iniciais de uma célebre fórmula iniciática que sintetizava a doutrina alquimista, a palavra V.I.T.R.I.O.L
“VITRIOL” é a abreviatura de palavras de uma frase em latim: “Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem”. Ao pé da letra isto significa: “visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta”.
V.I.T.R.I.O.L. é o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e à sociedade.

E O QUE ISTO TEM A VER COM A QUÍMICA?
O vitriol é o nome que os alquimistas deram ao ácido sulfúrico, e considerada uma das mais importantes substâncias alquímicas, considerada como a PEDRA FILOSOFAL.
O ÁCIDO SULFÚRICO, é capaz de reagir com a maioria dos metais, exceto o ouro, que era o alvo alquimista
Não se tem certeza de quem descobriu o ácido sulfúrico. Em alguns textos menciona-se o alquimista medieval de origem árabe Jabir ibn Hayyan (Geber), e em outros ao médico e alquimista persa do século IX ibn Zakariya al-Razi (Al-Razi)
O método de obtenção do ácido sulfúrico popularizou-se pela Europa através das traduções dos tratados e livros islâmicos por parte dos alquimistas europeus, como por exemplo o alemão Albertus Magnus (século XIII). Por esta razão, o ácido sulfúrico era conhecido pelos alquimistas europeus com o nome de óleo de vitriol, espírito de vitriol, entre outros nomes.
O ácido sulfúrico é um dos constituintes da chuva ácida. Ela se forma pela oxidação atmosférica de água e dióxido de enxofre, este último sendo o principal produto da queima de combustíveis ricos em enxofre como o carvão mineral e o petróleo.
O principal componente na atmosfera quente do planeta Vênus é o ácido sulfúrico; é por isso que a exploração desse planeta com espaçonaves é difícil.

ALQUIMIANDO O VITRIOL
“visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta”.
O que é um conhecimento verdadeiro?
Onde está a verdade?
È importante perceber que em cada época a construção do conhecimento pelas sociedades foram se estabelecendo de forma cumulativa e transformadora ao longo das eras.
Os seres humanos constroem seu "modus vivendi" (modo de viver) e produzem a cultura de seu tempo, para compreender e explicar os fenômenos naturais ou não que ocorrem no seu habitat, descobrindo sempre, novas pedras filosofais.

domingo, julho 09, 2006

" A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica" "A curiosidade é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein